Em 23 de maio de 2013, o grupo de alunos e professores conectaram-se através de uma sessão de skype com o grupo de ICT da Bélgica.
O principal objetivo da sessão de Skype era ver uma apresentação feita pelo parceiro belga do projeto e vice-versa.
Foi um bom exercício de computerskills (criação e configuração de uma conta Skype) e línguas.
A nossa apresentação era sobre Lisboa e Portugal. A apresentação Bélga foi sobre a última reunião em Vicopisano (Itália).
A fundação de uma rede social foi construída.
 
 
Em Março de 2014, Portugal recebeu o IV encontro entre os parceiros do HIHTAST, e tivémos uma reunião cheia de alunos estrangeiros, voluntários, colaboradores e até familiares. Foram cerca de 30 estrangeiros que vieram a Portugal para este encontro.
Uma das actividades foi os voluntários Belgas darem uma aula aos nossos alunos portugueses, com a ajuda dos nossos professores voluntários. Além das diferentes actividades realizadas, a ADAS-BR realizou uma mostra de cultura portuguesa, com canto coral, cavaquinhos e música tradicional portuguesa. A comitiva italiana também quis partilhar, e cantou-nos músicas tradicionais italianas. Não é só uma rede social via online que se cria, mas sim uma uma rede social concreta, com pessoas concretas que partilham os seus conhecimentos e a sua cultura com outras pessoas da europa.
 
 

Os cursos começaram em Fevereiro de 2013.

Arrancámos com 3 turmas, 2 de iniciados e 1 de alunos com já alguns conhecimentos.

No total, foram ensinados mais de 21 alunos seniores, com idades compreendidas entre os 67 e os 88 anos.

O Peer-to-peer é uma forma de educação/ensino onde o aprendiz passa a ajudar os seus colegas, é uma Educação pelos Pares.

Este é um ponto importante neste projecto HIHTAST, onde o fundamental é dar as ferramentas necessárias a alguns seniores de forma a que estes sejam activos na sua comunidade e ajudem outros seniores a adquirir conhecimentos.

Neste momento, temos 2 voluntários (1 dos quais, aluno dos cursos HIHTAST) que ajudam os outros seniores na nossa intitulada "Hora de Treino". Como estamos num bairro social, e a grande maioria dos seniores têm um nível socio-educativo baixo, existe após este ano de formação em ICT, poucos seniores disponíveis para ajudar ou ensinar os outros seniores. No entanto, estamos convencidos que continuando a oferecer estes cursos, e continuando a formar os alunos que já formamos, no futuro iremos ter um forte grupo que irá contribuir para este sistema de Educação pelos Pares.

 

Os cursos começaram em Fevereiro de 2013.

Arrancámos com 3 turmas, 2 de iniciados e 1 de alunos com já alguns conhecimentos.

No total, foram ensinados mais de 21 alunos seniores, com idades compreendidas entre os 67 e os 88 anos.